Inspeção de Turbinas Eólicas com Drones

A perspectiva de uma indústria em expansão de inspeção de turbina de drones é brilhante, do tipo de tecnologia bem desenvolvida e de visão, que todos nós gostaríamos de ver mais, não é mesmo? Intermináveis fileiras de turbinas de geração de energia limpa, com drones amigáveis sobrevoando ao redor gentilmente. Um novo estudo de uma respeitável empresa de pesquisa de mercado afirma que em breve devemos realmente esperar para ver cenas como essas, assim como drones de manutenção serão um grande negócio.

De acordo com a Navigant Research, “a receita global cumulativa da venda de turbinas eólicas e serviços de inspeção deve chegar a quase 6 bilhões até 2024”.

A Navigant elaborou um novo relatório detalhando o aumento previsto de uma indústria híbrida em desenvolvimento; indústria esta que a maioria de nós provavelmente não tinha nem ideia que existia. Haviam 270.000 turbinas eólicas com 800.000 lâminas giratórias no início de 2015, de acordo com a Navigant. Até agora, em setembro, milhares a mais já existem. A energia eólica está crescendo, já que as taxas de instalação continuam a subir a cada ano.

E se todas aquelas lâminas de turbinas, e peças mecânicas que utilizam seu poder, quebrarem? Até recentemente, isso significava que um técnico teria que escalar as estruturas, por vezes, verdadeiramente maciças (o suporte mais alto tem 600 pés) para realizar a manutenção de alto risco sobre as turbinas. É algo muito perigoso e que por vezes termina em fatalidade, o que pode ser mais perigoso ainda é o fato que muitos técnicos não têm acesso de antemão aos dados, e devem apenas conseguir diagnosticar os problemas quando estiverem lá em cima.

Agora, cada vez mais, empresas estão mandando drones para executar esses procedimentos. “A deterioração, em estágios iniciais, pode causar a baixa produção de energia, e custosos e catastróficos colapsos nas lâminas caso não seja percebido” diz a Navigant. “Esta é a condução de um negócio em inspeções de lâminas em turbinas eólicas, um serviço que tem sido tradicionalmente realizado no solo com inspeções visuais simples, ou de maneira mais complicada com cordas, e até mesmo plataformas de acesso. Uma nova vertente usando veículos aéreos não tripulados… é vista como uma opção intermediária”.

Na verdade, revistas comerciais têm exagerado sobre o crescimento do reparo de turbinas de vento, como a AutoCopter – rápidos e resistentes drones que podem subir rapidamente e observar o sistema em vídeos HD. E as empresas como a Aibotix estão comercializando seus drones especificamente para empresas de turbinas eólicas.
“Unidades de drones de multi-rotor com estabilidade robusta em contato com ventos fortes, baterias de vida longa, e óptica afiadas são essenciais”, nota da Navigant, “Igualmente importante é a integração do sistema de análise de dados com o de serviço de inspeção” – software que pode automatizar o processamento de dados. Combinados, a empresa estima que a indústria de turbina eólica de drones gerará 6 bilhões de dólares em receita em nove anos.

Para um quadro de referência, a totalidade da indústria mundial do surf e do skate está estimada a arrecadar os mesmos 6 bilhões de dólares em receita. A indústria global de tortilha – para a produção de salgadinhos, franquias de fastfood, e tacos – vale 6 bilhões de dólares. Em menos de dez anos, uma indústria que você nunca ouviu falar, executando uma tarefa que não existia à dez anos, será minimamente do mesmo tamanho.

É encorajador, também – a previsão de aumento de infraestrutura tanto da energia mais limpa quanto o uso inteligente da tecnologia de drones. Quem sabe o que mais os drones podem encontrar lá em cima.

Nós da Super Drones Também realizamos inspeções de ativos: Torres Eólicas, Torres Elétricas, Plataformas Onshore e Offshore e Inspeções Predias. Utilizamos equipamentos de ponta, onde oferecemos um serviço ágil, de alta qualidade e de baixo custo referente aos métodos tradicionais.

Gostou deste conteúdo ? Deixe seu cometário

” Veja por cima, veja com a Super Drones”

Rolar para cima
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?