O que é um drone?

Ultimamente o assunto “ Drone” vem ganhando mais e mais espaço na mídia e ficando cada vez mais popular. Mais ok e o que é um drone?  Traduzindo ao pé da letra,  a palavra drone  do inglês que significa “ Zangão” tendo em vista o seu barulho das hélices  semelhante ao de uma abelha.

No entanto, os órgãos reguladores costumavam chamar de VANT ( Veiculo Aéreo Não Tripulado) Termo este que os próprios órgãos reguladores já consideram obsoleto, e renomearam para RPA’s  ( Aernonaves Remotamente Pilotadas). Sim, e pra que serve um drone? Muita coisa.

O drone veio para preencher uma lacuna, como por exemplo, chegar em locais de difícil acesso para as aeronaves convencionais, oferecendo mais precisão e segurança, tendo em vista não ter pessoas embarcadas. Ultimamente são utilizados para operações de busca e salvamento, Auxílio ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Além disso pode ser utilizado para campanhas publicitárias, tomadas aéreas para programas de TV ou Telejornais, Produções de Vídeo ou Cinematográficas, Inspeção de Ativos como: Parques Eólicos, Linhas de Transmissão de Energia, Plataformas de Petróleo, Agricultura de Precisão para detectar falhas de plantio, Reconhecimento de Terreno para Topografia, Entre várias outras atividades como o próprio hobby por exemplo.

Basicamente pilotar um drone  para uso recreativo é fácil. Porém, para uso profissional requer muito treino, seja para uma tomada aérea de um jogo de futebol, ou uma cena de ação ou até mesmo inspecionar um prédio no momento em que venta bastante no local.

Quem pode pilotar um drone ? Qualquer pessoa em condições físicas e psicológicas pode pilotar um drone. Mais é altamente recomendável que o interessado faça um curso de capacitação para manusear corretamente seu equipamento, até mesmo para hobby. Pilotar um drone requer muita responsabilidade e tomar alguns cuidados: Não sobrevoar aglomerado de pessoas e locais muito movimentados, não voar próximo a aeroportos e presídios, Não perder o drone de vista,  para atividade de hobby voar preferencialmente em aeródromos  ( Clubes de aeromodelismo) .

Existe a profissão de piloto de drone? Bem, pouquíssimas empresas contratam pilotos de drone, inicialmente por uma demanda crescente de trabalho. Porém, essa é uma profissão em sua maioria de empreendedores.  Caso tenha espirito empreendedor e se interessa por tecnologia, essa pode ser uma área interessante.

Gostou do post ?

Fique por dentro das novidades do mundo dos drones aqui na Super Drones

Rolar para cima
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?